Pe. Vanir Ramos Barbosa

Dados biográficos

Filho do Sr. José Barbosa (falecido) e de D. Cesarina Ramos Barbosa, Padre Vanir nasceu em Caldas-MG. Entrou no seminário em sua cidade natal, onde estudou durante um ano e meio. Em 1961 transferiu-se para o Pré-Seminário Redentorista de Guaratinguetá, onde cursou mais um período letivo.

De 1962 a 1967, estudou no Seminário Menor Santo Afonso, em Aparecida-SP. Em seguida, cursou Filosofia e Teologia na capital paulista, tendo feito o noviciado em Aparecida. Em 1976 ingressou na Arquidiocese de Pouso Alegre. Foi ordenado sacerdote em sua terra natal no dia 28 de maio de 1977.

No dia 4 de janeiro de 1979, tornou-se vigário paroquial da Paróquia São José em nossa cidade; era nosso pároco na época o Cônego João Aparecido de Faria. No dia 31 de janeiro de 1981, tornou-se vigário substituto e, em 3 de março de 1983, foi empossado como pároco de nossa paróquia, onde permaneceu até 1987. Em seguida, exerceu seu ministério como pároco em Cambuí, Brazópolis e Poço Fundo, onde celebrou seu Jubileu de Prata Sacerdotal. Foi Administrador Paroquial em Consolação no ano de 2003.

No dia 10 de janeiro de 2004, assumiu pela segunda vez a direção da Paróquia São José em Paraisópolis. A última Provisão dada por Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, no dia 15 de janeiro de 2010, prevê a permanência do pároco no pastoreio da comunidade até 16 de janeiro de 2016.